Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

30 de ago. de 2011

Judo

 
Por volta do século XIX,o japonês Jigoro Kano, professor de universidade, criou o Judo conhecida por muitos como "arte suave", pois ele já estava cansado de presenciar a violência excessiva do Jiu-Jitsu . O significado do termo Judo resumi a ideia central do estilo: não se vence uma força indo contra ela, mas usando esta contra o próprio, ou seja, usar tanto a força quanto o peso do oponente contra ele mesmo.é preciso ceder para poder vencer.

 Jigoro Kano

Em 1822, foi inaugurada a primeira academia de Judo,em Tóquio, no bairro de Shimoya, com o nome de Kodokan. O Judo só chegou por aqui um século depois, através de Mitsuyo Maeda, imigrante recém chegado do Japão.
O Judo é um esporte que pode ser praticado tanto por homens quanto por mulheres, e o nome dado para ambos que o pratiquem é Judoca.

A vestimenta usada pelos Judocas é um kimono,mas o nome original mesmo é Judogi. É constituído essencialmente por 3 partes: Uwagui( Blusa),Shitabaki (Calça),e Obi (Faixa) .Tradicionalmente de cor branca e hoje a cor azul também já é aceita...

Golpes

São vários golpes englobados pelo Judo, sendo alguns como os mencionados a seguir dos mais importantes:

Técnicas de mão:as mãos manipulam o oponente para que este venha ao chão. Ex: Tai  Otoshi.


 Técnicas de perna: os movimentos das pernas tem o intuito de prender as do oponente, fazendo com que ele caia. Ex: Osoto Guruma.

 Técnicas de quadril: alguns movimentos de quadril funcionam como alavanca para se derrubar o oponente. Ex: Uchimata

Graduações


Existem dois tipos de graduações no Judo:Kiu e Dan.

A graduação em Kiu ocorre por meio de exames que avaliam a idade, caráter do Judoca,tempo de treino,comportamento em competições, execução de certas técnicas, entre outros aspectos. São 8 as graduações em Kiu, que se inicia da 0, vai para a 7 e avança em ordem decrescente.

Zero KIU Mukiu Faixa Branca
 KIU Nanakiu ou Shichikiu Faixa Cinza
 KIU Rokukiu Faixa Azul
 KIU Gokiu Faixa Amarela
 KIU Yonkiu ou Shikyu Faixa Laranja
 KIU Sankiu Faixa Verde
 KIU Nikyu Faixa Roxa
 KIU Ikiu Faixa Castanha

Após conseguir passar pelas 8 graduações, o judoca está apto a se graduação em Dan. A diferença da graduação Kiu para a Dan, é que enquanto na graduação em Kiu há alteração na cor da faixa, na em Dan, há apenas 3 cores: preta, branca e vermelha. Isso pode ser visto na tabela abaixo:
 
 DAN Shoudan ou Ichidan Faixa Preta
 DAN Nidan Faixa Preta
 DAN Sandan Faixa Preta
 DAN Yondan ou Shidan Faixa Preta
 DAN Godan Faixa Preta
 DAN Rokudan Faixa Vermelha e Branca
 DAN Nanadan ou Shichidan Faixa Vermelha e Branca
 DAN Hachidan Faixa Vermelha e Branca
 DAN Kyuudan ou Kudan Faixa Vermelha
10º DAN JudanJuudan Faixa Vermelha

Pontuações e penalidades


Ippon: a maior pontuação.Ele é obtido quando se imobiliza o adversário de modo que ele não consiga ter mais ação. Por exemplo, quando consegue-se projetar o adversário de modo que suas costas atinjam totalmente o tatame, obtem-se Ippon.


Wazari: equivalente a meio Ippon, com dois Wazari  obtem-se  a vitória. Com uma projeção mal executada, por exemplo, obtem-se Wazari. Imobilização mal executada de 25 segundos também é Wazari.


Yuko: golpe menos perfeito do que o Wazari, como por exemplo, imobilização inferior a 20 segundos.




Koka: quando o oponente atinge alguma parte do corpo no tatame, ou é imobilizado por mais de 10 segundos.
Shido: penalidade sofrida por falta de combatividade por um dos lutadores.


Chui: penalidade média, na qual o oponente ganha pontos equivalente aos de um yuko.


Keikoku: penalidade grave, na qual o lutador perde meio ponto, que vai para o seu adversário através de Wazari.


Hansoku make: desclassificação
Fonte:nipop

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...