No dia 03 de maio é comemorado no Japão o Kenpo Kinenbi o segundo dos 4 feriados nacionais que fazem parte da Golden Week o qual comentamos na postagem anterior. Neste dia é comemorado nada mais nada menos do que a atual constituição, imposta no Japão praticamente pós-guerra, em 3 de maio de 1947, deixando de lado o antigo estatuo da Era Meiji de 1889.
Ao contrário da Constituição Meiji, a atual Constituição declara que a soberania está com o povo, que o imperador é o "símbolo do Estado e da unidade do povo", que não tem "poderes relacionados ao governo." E ainda afirma que as pessoas têm direitos humanos fundamentais e renuncia à guerra.
O aniversário da Constituição é marcado com cerimônias em todo o país. Milhares de pessoas assistem a palestras sobre o papel da Constituição e obviamente param para refletir e debater sobre leis, a democracia e o governo japonês que a compõem.
Além das cerimônias, a outra grande atração é a abertura do Kokkai Gijido para a visitação do público, que é exatamente o prédio do Parlamento Nacional Japonês. Ou seja, onde são tomadas as principais decisões no país e onde se concentra os três grandes poderes que regem o Japão: Legislativo, executivo e judiciário.
Fonte: web-japan.
0 comentários:
Postar um comentário