O Tanabata Matsuri, traduzido como Festival das Estrelas, é uma celebração que tem origem num lenda japonesa criada há muito tempo atrás, comemorada no sétimo dia do sétimo mês do ano.
De acordo com a lenda, próximo da Via-Láctea morava uma linda princesa chamada Orihime, a Tanabatatusme, tecelã celestial, que passava seus dias solitários tecendo roupas para os deuses.
Certo dia, o Senhor Celestial, pai de Orihime, permitiu que ela tivesse uma folga para descansar um pouco. Em seu descanso, enquanto vagava pelo céu, a jovem conheceu o pastor Kengyu, o qual se apaixonou à primeira vista.
Como estava cegamente apaixonada pelo pastor, a tecelã acabou esquecendo de seus afazeres e parou de tecer os tecidos celestiais. Sabendo disso, o Senhor Celestial enfurecido forçou a separação dos dois, fazendo com que cada um deles fosse morar em lados opostos da Via-Láctea, transformando o casal nas estrelas Altair e Vega e ordenou que ambos voltassem imediatamente as suas obrigações.
Insatisfeita com a situação, a jovem chorava todos os dias sem parar. Mas para felicidade de Orihime um determinado dia, as outras divindades, foram até o Senhor Celestial pedindo que ele reconsiderasse a pena imposta aos dois amantes. Após o pedido, o pai de Orihime enfim permitiu o encontro anual entre os dois. Assim, a cada ano no sétimo dia do sétimo mês, uma ponte de pássaros celestiais é construída para que os dois se encontrem novamente.
É costume nesta data, escrever pedidos em tiras de papel colorido, os conhecidos Tanzaku e amarrá-los em ramos de bambu, para que sejam levadas até os céus. Cada cor do Tanzaku representa algum tipo de desejo:
- Amarelo - Dinheiro
- Branco - Paz
- Rosa - Amor
- Verde - Esperança
- Vermelho - Paixão
Além disso o Tanabata Matsuri é acompanhado de vários shows de cantores, Taikô, danças folclóricas e muitas outras variedades.
E agora deixo vocês com dois vídeos do Tanabata Matsuri deste ano, que mostra o que abordamos anteriormente na prática =) :
0 comentários:
Postar um comentário