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19 de abr. de 2011

A importância da pós venda no japão...


Podemos afirmar sem medo, que o pós venda no Japão é muito mais valorizado do que a própria venda em si.No japão quando os japoneses vão comprar alguma coisa em qualquer loja,seja eletrônicos, eletrodomésticos,roupas,carros...eles sempre escutam o famoso [Irashaimase - Seja bem vindo] isso é muito comum em qualquer lugar, basta entrar na loja para que algum funcionário o cumprimente dessa forma.

Para um estrangeiro que vai pela primeira vez ao japão, acha que o vendedor é simpatico demais ou esta paparicando você. Isso acontece,porque no brasil estamos acostumados a entrar na loja e olhar os produtos para depois procurar o vendedor e com ele tirar dúvidas ou comprar o produto escolhido.

No japão, no momento em que você entra em alguma loja, o vendedor já o cumprimenta e mostra que ele está ali para te ajudar no que você precisa saber em relação ao produto que quer comprar.Além disso, eles tentam prestar o melhor atendimento possível para poder agradar o possível cliente o suficiente para fazer com que ele volte a loja para fazer novas compras.

Outro ponto é o pós venda, no brasil quando compramos o produto e o mesmo vem com algum defeito, normalmente  esperamos muito para poder consertar o produto.No japão se voce leva um produto quebrado [ex: forno microondas] a pessoa que te atender ela ja vai fazer aquela cara de desespero e falar [sentimos muito por isso ter acontecido, vou providenciar um jeito de resolver o mais rápido possível esse problema] e não deixa você esperando por horas ou dias como no brasil.

Além disso em muitos casos, se o produto não tiver mais em estoque ou for demorar mais que o prazo normal de troca, entre 7 a 10 dias, o vendedor oferece a opção de devolução total do valor pago ou troca por outro produto semelhante.

O atendimento em bancos, correios e derivados no japão tambem é algo de se aplaudir, no banco ou correio por exemplo sempre tem 1 ou 2 funcionários na entrada para lhe guiar e orientar para onde deve ir para fazer a operação que precisa da maneira mais rapida e facil. Além disso, dificilmente se encontra filas enormes, pois os japoneses odeiam  esperar mais de 5 minutos para ser atendido em algum estabelecimento.

Enfim, o que podemos afimar,é que no japão, os funcionários desses estabelecimentos tem a plena consciência que o salário deles dependem da venda que eles fizerem, e por isso eles tentam agradar o máximo para conquistar o cliente e té-lo de volta em uma outra oportunidade.

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