A primavera chegou no Japão e com ela os pólens dos cedros também. E quando esses poléns aparecem uma alergia sempre chega por perto chamada Kafunsho (花粉症). No Brasil essa alergia é conhecida como febre do feno ou polinose.
Há mais de 60 tipos de pólens que podem causar essas reações alérgicas devido ao pólen dos cedros (”sugi”) e ciprestes(檜 /hinoki), que são muito abundantes no Japão e por esse motivo é o país que mais sofre com esse tipo de alergia.
Pesquisas indicam que cerca de 20 milhões de pessoas no Japão (1 em cada 5) sofram todo ano com a polinose. Mas para aquelas pessoas mais sensíveis, essa alergia pode ocorrer durante o ano todo, mas é mais comum no período entre Fevereiro a Abril, época que a primavera aflora no Japão.
Sintomas do kafunsho
Se caracteriza por rinite, espirro, dor de cabeça, tosse, coceira na garganta e nos olhos (conjuntivite alérgica), coriza e obstrução nasal, pressão nos ouvidos, mal estar e, nos casos mais graves, febre.
E muitas vezes acaba sendo confundido com gripe, devido aos sintomas serem parecidos e por aparecer em alguns casos ainda durante o inverno.
Pessoas nascidas no Japão podem sofrer essa alergia desde a infância,enquanto que os estrangeiros, após cerca de 1 ano de permanência no Japão,começam a apresentar sintomas. Isso acontece porque ficam imunes durante a primeira polização, pois o organismo precisa fica exposto ao pólen por alguns meses para desenvolver a sensibilidade.
Para tratar o Kafunsho (alergia a pólen)
Ao detectar os sintomas,você deve ir ao setor de otorrinolaringologia(jibika,em japonês) de alguma clínica ouhospital.Assim um especialista poderá identificar o tipo de alergia e receitar os medicamentos adequados.Nas farmácias (yakkuokyu / 薬局) ou drogarias encontrará vários produtos como Sprays nasais (tenbi yaku / 点鼻薬), colírios (me-gusuri / 目薬), assim como também máscaras (masuku/マスク).
Fonte: japaoemfoco
0 comentários:
Postar um comentário