Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

30 de out. de 2012

Wanko Soba, vai mais uma porção?

Vocês talvez já tenham ido a um rodizio de pizza/roda pizza (ou seja la qual for o nome na sua cidade) ou a algum outro restaurante como Churrascaria, casa de massas ou qualquer outro local no qual paga-se uma vez e os garçons servem as pessoas em sua mesa quantas vezes a pessoa quiser/aceitar.
Agora, imaginem o mesmo, só que com soba.



Sim, isto existe. E para aqueles ja estão imaginando que é algo moderno ou, quem sabe, nem ao menos seja invenção japonesa, calma lá, o Wanko Soba é japonês sim e existe, pelo menos é o que dizem, há cerca de 380 anos.

O nome "Wanko Soba" é tão simplesmente a junção de soba com "wanko", "tigela" no dialeto da região de Hanamaki (JP). Um lorde teria ido visitar a cidade e um dos donos de estabelecimento local, com medo de que ele achasse muito simples comer uma tigela de soba, decidiu servir o prato em uma porção para uma única mordida, isso mesmo, uma pequena porção e uma tigela igualmente 'pequena'. O lorde gostou e ordenou uma segunda, uma terceira e assim por diante.

A ideia virou costume e foi bem aceita na região, originando assim uma espécie de 'tudo que puder comer'. O soba é servido com diversos acompanhamentos, podendo ser usados ou não. Toda vez que a pessoa termina de comer a sua porção, uma anfitriã se encarrega de colocar outra na mesma hora na tigela do cliente. Para parar, basta ser rápido e tapar o seu recipiente, antes que a pessoa sirva mais uma porção.



Esta forma de servir soba é tradição em Hanamaki, Morioka e Ichinose. Em Hanamaki e Morioka, há até mesmo uma competição de Wanko Soba. Em 2009, em Hanamaki, um recorde de 218 porções comidas em 5min foi estabelecido e em Morioka, em 2007, um recorde de 383 porções no mesmo tempo.

Ah, mas só para avisar, geralmente é necessário fazer uma reserva para ir a um destes restaurantes, então não esqueça de dar uma ligadinha antes de aparecer em um.

fontes:
NHK
japan-iwate

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...