24 de dez de 2013

Lei para ciclista no Japão tornou-se mais rigorosa


Em 2012 no mês de Outubro, nós reproduzimos uma matéria muito interessante do blog suri-emu aqui no Japancultpopbr sobre as normas e multas que existem para o pessoal que anda de bicicleta no Japão. Se você ainda não leu esta postagem, vale a pena dar uma lida! :) 

Como reproduzimos esta ótima postagem sobre normas e multas, achei que seria válido trazer também informações ainda mais atuais sobre elas que saiu no início deste mês de Dezembro no ipcdigital.

A notícia diz que desde do primeiro dia deste mês de Dezembro, a lei para os ciclistas tornou-se mais rigorosa. "O ciclista só pode andar do lado esquerdo da pista, seguindo o fluxo dos veículos, pedalar do lado direito da rua é infração".

A regra comentada acima já fazia parte da lei de trânsito desde 2008, mas por não estar sendo respeitada, os policiais prometeram aumentar a fiscalização e quem infringir esta regra pode chegar a pagar "multa de 50 mil ienes e prisão de até três meses.

O mais interessante que achei da notícia é que ela ainda comenta que os policiais japoneses "têm realizado cursos em escolas brasileiras para ensinar como andar de bicicleta dentro da lei.", como pedalar nas calçadas, pois como vocês sabem no Brasil é muito comum isso acontecer, mas enfim é uma iniciativa muito boa, que deve funcionar aos poucos aqui! :)

Voltando ao Japão, uma outra regra que deve ser seguida é não pedalar nas faixas de pedestres e "a lei também estabelece o uso obrigatório de capacete em crianças menores de 13 anos".

E nem pense em falar ou mandar mensagem no celular, escutar música enquanto pedala, pois isso tira sua atenção e agora é considerada uma infração "que pode acarretar multa de 50 mil ienes". 

Para os engraçadinhos que desrespeitarem as sinalizações de trânsito, vão dançar também, pois se forem pegos irão pagar os 50 mil ienes também!

Já para os ciclistas alcoolizados, a pena mais alta é reservada para eles: são cinco anos de prisão, além de uma multa de 500 mil ienes.

Portanto, meus amigos, se você mora no Japão há um bom tempo e principalmente se chegou no país há pouco tempo ou até mesmo está apenas conhecendo o país nipônico, muito cuidado quando for andar de bicicleta para não vacilar e infringir as leis impostas.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...