11 de set de 2012

Menko


 Menko (めんこ, 面子) é um jogo, tão antigo quando o beigoma, praticado principalmente por meninos. É feito de cartões de papelão, que trazem figuras em uma das faces. Essas figuras representam heróis de diversas épocas, apreciados por meninos - samurais, estrelas dos esportes e heróis de histórias em quadrinhos. Os vencedores são aqueles que conseguem conquistar mais cartões do menko.
Para decidir a ordem de jogar, os participantes disputam jankenpon. Todos, exceto o que estiver em sua vez de jogar, colocam seus menko no chão. O primeiro participante tenta virar um dos menko, lançando contra ele, um de seus próprios menko. Se um menko que estiver no chão for virado para cima, o lançador ficará com ele, e o perdedor sai do jogo. Se nenhuma menko for virada, será a vez do próximo participante. Menko aqui no Brasil seria tipo brincar com tazo.
As regras variam. Em uma modalidade, um círculo de aproximadamente 1 metro de diâmetro é traçado no chão ou mesmo feito com um barbante/linha. Os menko lançadas fora desse círculo, são tomados. Em outra modalidade, os participantes revezam-se, e quem faz um menko virar primeiro fica com todas as peças que estão no chão.




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...