10 de fev de 2013

Setsubun no Hi

Por falta de atenção acabei esquecendo de postar no inicio do mês, um "ritual" que eu particularmente acho bem interessante! Vamos agora a ele! =)


O Setsubun que significa divisão de estações, acontece mais ou menos por volta dos dias 03 e 04 de fevereiro, ou seja, dias que antecedem a primavera ( dependendo do ano e do calendário lunar japonês). Há muito tempo atrás, o primeiro dia dessa estação marcava o início do ano novo, motivo pelo qual os maus espíritos são exorcizados ( vamos entender melhor o que isso significa!)

Neste dia, os japoneses jogam grãos de soja ( ritual conhecido como Mamemaki) ao redor de suas casas, templos e santuários. E porque isso acontece? Acontece devido a uma crença de que o grão de soja espanta o azar e o mau agouro e atrai sorte e fortuna para o lar. 
Toda família deve comparecer ao ritual, principalmente o toshiotoko (chefe da família) o qual conduzirá o ritual. Em seguida, outros membros da família são escolhidos para atuarem como o Oni (ogro ou demônio se preferir), que usando uma máscara a caráter, joga grãos de soja torrados, para fora da residência. Quando o grão é jogado, as pessoas gritam: " Oni wa sotto" Fuku wa uchi" - Demônios vão embora! Felicidade ao nosso lar! Logo após, os japoneses costumam comer a quantidade de grãos correspondentes a sua idade, forma de atrair a sorte.
Abaixo trouxe dois vídeos onde alguns "demônios" assustam as criancinhas, e vejam que em um dos vídeos elas reagem jogando os grãos neles, confiram XD:



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...