20 de jan de 2013

O fabuloso Castelo de Matsumoto

Matsumoto é a segunda maior cidade da província de Nagano e é muito conhecida por seu belíssimo castelo, chamado em japonês de Matsumoto-jo.  Ele é um dos únicos castelos que ainda mantêm a construção original preservada. Não há nada que afirme o seu ano de origem, mas acredita-se que tenha sido entre 1593 e 1594.
Durante seus vários anos de existência correu sérios riscos de ser destruído. Em 1868, logo após o fim do xogunato o governo Meiji ordenou a destruição e fechamento de diversos castelos no país, e o Castelo de Matsumoto estava na lista. Chegando em 1872, o mesmo foi colocado em leilão e caso não houvesse um comprador, seria demolido. Mas graças a um empresário da cidade chamado Ryozo Ichikawa que comprou-o ele foi poupado.

Com o passar dos anos sem receber manutenção, passou a correr o risco de desabar. Mas novamente, com o apoio o povo da cidade, uma reforma que durou dez anos, de 1903 a 1913 foi realizada.

Somente em 1936 é que o governo do país reconheceu o grande valor histórico e arquitetônico do castelo e lhe concedeu o título de tesouro nacional.

Divisão do Castelo: 

                                         
Kuro-mon (portão preto) - Os portões principais que dão acesso à "honmaru" (ala principal) são o "kuro-mon" e o "masugata" (portão quadrado), ambos essenciais para a segurança do castelo. O primeiro portão "yagura-mon" (portão andaime) foi reconstruído em 1960. O segundo portão, masugata (portão quadrado) e a parede lateral foram reconstruídos em 1990.


                                      


Taiko-mon (portão cilíndro) - O "taiko-mon-masugata" (portão quadrado em forma de cilindro) foi construído cerca de 1595, e fica no topo da parede de pedra do Norte. A "taiko-ro" (torre cilíndrica) foi usada para assinalar o tempo, como um relógio. Era igualmente usada para chamar as pessoas para assembleias e durante as emergências. Foi reconstruída em 1999.

Goten (residência) - O "goten" (residência) foi construída depois da conclusão da "tenshu" (torre de menagem) e usada como palácio do Senhor e como centro administrativo. Foi arrasada pelo fogo em 1727 e nunca mais foi reconstruída.

Tenshu (torre de menagem) - A torre de menagem, atualmente  tem seis andares, embora, vista do exterior, pareça ter apenas cinco. O interior do terceiro andar da torre não tem janelas e foi desenhado como um piso secreto para os inimigos do castelo. Foi usada para alojar soldados nos tempos de guerra. O segundo andar tem distintivas janelas com "tategoshi" (grades verticais). Foi igualmente usado como local de recolhimento de soldados. O segundo andar tem, ainda, uma coleção de arcabuzes. O sexto andar foi usado como torre de vigia, mas possui um relicário no tecto dedicado ao deus Nijuroku-ya-shin (deus de 26 noites).

Yagura (andaime) - esta ala do edifício é uma sala desenhada especificamente para observar a Lua e é referida como a Sala da Lua ou Observatório da Lua. Três dos lados da sala (Norte, Este e Sul) estão abertas ao ar quando as "mairado" (portas corrediças) estão abertas. Esta área não pode ser vista a partir da torre.

Confiram um vídeo que mostra esse belo Castelo:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...