14 de jan de 2013

Seijin no Hi (成人の日)

Seijin no Hi - Traditional Clothes
Geralmente na segunda segunda-feira do mês de janeiro, é comemorado o "Seijin no Hi", dia reservado para comemorar a transição dos jovens da adolescência para a vida adulta, ou seja, aqueles que atingiram os 20 anos de idade.
Esta é a idade mínima para que a pessoa possa votar, beber e fumar no Japão, portanto, o dia do "Seijin no hi" tem por objetivo conscientizar os "novos adultos" sobre suas responsabilidades perante a sociedade. Podem se considerar adultos os que fazem aniversário entre 2 de abril do ano anterior e 1 de abril do ano corrente.
 A cerimônia do "Seijin no Hi" é conhecida como "Seijin-shiki" e é um considerado um dos três rituais de passagem ("tsuka girei"), os outros dois são casamento e funeral. As comemorações consistem de várias cerimônias nas cidades locais, sendo acompanhada de visita a templos e da entrega de presente aos "novos adultos".
Seijin No Hi - Coming of Age Day
As mulheres geralmente vestem um estilo de kimono chamado de furisode não só para ficarem mais bonitas mas para também tirar muitas fotos. Enquanto os homens preferem usar ternos e gravatas, podendo também optar pelos "kimonos masculinos" ou o "hakamashita" se preferir. E sabe o que costuma acontecer? Muitos preferem reformar ou alugar a vestimenta para a ocasião a comprar uma peça nova, pois os kimonos japoneses são caros.
E pra finalizar trouxe um vídeo de 2011 bem bacana que mostra os jovens se encontrando e se preparando para a cerimônia:

Fonte: shikinami *as duas fotos foram retiradas do flickr deste talentoso fotógrafo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...