4 de jun de 2011

O Enka e sua história


Enka é um estilo de música que mistura a tradicional música japonesa com melodias ocidentais, principalmente a americana. A definição do termo enka (演 = “actuar” / 歌= “canção”)  apareceu no início do século XX, na era Meiji (1868-1912). Em 1874 ,depois da formação do primeiro partido político do Japão, os líderes não podiam falar em público. Por isso, eles escreviam canções e mandavam cantores sairem pelas ruas espalhando suas mensagens. Hoje não é mais usado com esse objetivo, mas esta fase foi o começo da forma como a conhecemos hoje.
Muitas pessoas veem o enka como único, citando a influência do Waka (tradicional forma de poesia japonesa). Outros argumentam que tenha raízes da música folclórica coreana. Mas é claro que o enka é uma forma musical mais moderna, e é definida também pela larga escala de técnicas vocais, como o kobushi (vitrato lento).
Os instrumentos mais usados no enka: o violão e os instrumentos orquestrais em geral são o acompanhamento principal; instrumentos mais tradicionais como o shamisen, koto, e taiko são usados mas de forma mais moderna, aparecendo em alguns momentos para proporcionar um toque tradicional.
No Japão, o enka se tornou um estilo musical de sucesso nos anos de 1950 com o cantor Hachiro Kasuga. Mas a cantora mais conhecida e mais famosa dos últimos tempos é  Hibari Misora, que morreu em 1989. Entre os homens, o mais conhecido é o cantor Saburo Kitajima, hoje com 75 anos. Também são conhecidos: Itsuro Oizumi, Kiyoshi Hikawa, Takashi Hosokawa, entre outros.

Fonte: nipocultura

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...