5 de mai de 2013

Kodomo no Hi (こどもの日)

Olá pessoal, como vocês estão? Espero que estejam todos bem! Hoje iremos falar finalmente do último feriado da Golden Week,  Kodomo no Hi (こどもの, que significa "Dia das crianças"). 

Diferentemente do Brasil, o dia das crianças no Japão é comemorado no dia 05 de maio! O mesmo foi determinado como um feriado nacional pelo governo japonês em 1948. Mas antigamente, este dia era chamado de Tango no Sekku, ou Festival dos Meninos. Apesar do nome ter mudado, o dia continua sendo celebrado da mesma forma, apenas em relação aos meninos, enquanto as meninas possuem o seu dia durante o Hina-Matsuri.

Nesta data, as famílias costumam pedir que os meninos cresçam com força e saúde para que no futuro se tornem grandes homens. Para isso, são penduradas bandeiras em forma de carpa, as Koinobori, por toda parte, herança herdada do mito chinês onde as carpas, ao subir o rio amarelo e alcançassem o portão do dragão, elas se transformariam em dragões. E também por elas conseguirem nadar em grandes correntezas, isso representa a força e coragem necessária para superar as dificuldades da vida.
                                      
O detalhe que vale enfatizar é que as carpas são dispostas em ordem: primeiro ficam as flâmulas sem formato de carpa, depois a carpa preta (representando o pai), em seguida a vermelha(representa a mãe), e por último, as carpas menores, que representam os filhos.

Bonecos e peças decorativas de armaduras e armamentos samurais são colocados em palcos dentro de casa, representando vários heróis japoneses. E ainda os meninos tomam um banho especial, o shoubuyu, preparado com folhas de íris japonesa, cujo formato é semelhante ao de uma espada.


Para comer é servido o kashiwa-mochi, o tradicional bolo de arroz doce mochi, recheado com a pasta de feijão azuki, o ankô, o qual é servido em folhas de carvalho. O chimaki, que é uma massa de arroz glutinoso enrolada e amarrada em folhas de bambu também são muito comuns de se comer no dia...


Abaixo vocês podem assistir alguns vídeos atuais das tradições do dia que mencionamos =) :



Fonte: aoikuwan e japaoemfoco

1 comentários:

Olá!

É dificil escolher o feriado mais bonito no Japão. Mas esse e o Dia das Meninas sao especiais. Ver essas carpas ao vento são lindas demais!

Abs
Thais Fioruci

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...