23 de set de 2011

Como funciona as creches(HOIKUEN 【保育園】) no Japão


A presença da mãe durante a formação do seu bebê é de extrema importância.Mas como atualmente as mulheres conquistaram seu espaço na sociedade, elas acabam indo trabalhar fora, para junto com o pai ajudar a sustentar a família. E por este motivo ela acaba tendo que colocar sua criança na creche, mesmo que ela fique com um aperto no coração. 

O que é preciso fazer para inscrever o seu bebê ou criança?

É preciso se dirigir a Prefeitura da sua cidade, levando toda a documentação da criança e procurar todas as informações sobre a inscrição no Setor de Creches. Cada Prefeitura tem uma época de inscrições, mas geralmente elas ocorrem entre outubro ou novembro.
Caso por exemplo, você fale outra língua mas esta residindo no Japão e ainda não domina o nihongo,procure ir acompanhado de intérprete. Normalmente criança acima de 3 anos tem mais facilidade de conseguir vagas.

Como é a creche?
 
♦ A comunicação realizada é apenas em língua japonesa.
♦ Os professores fazem leitura de livros, realizam teatros e programam muitas brincadeiras.
♦ São realizadas atividades anuais como hanabi, gincana esportiva, plantacao de arroz, Natal com a participacao de Papai Noel e excursão com os pais.  As crianças recebem treinamento de prevenção de terremotos, orientações de trânsito, aprendem a andar de bicicleta, tocar instrumentos musicais, etc.
♦ Há reunião de pais duas vezes por ano, mas a creche esta à disposicao dos pais a qualquer momento para tirar duvidas.
♦ A professora escreve um diario em lingua japonesa na classe, para que os pais acompanhem o cotidiano da criança e também possam registrar atividades em casa.
♦ A creche oferece ampla área de lazer, com piscina, playground, animais pequenos como coelhos, além de vários instrumentos musicais.
♦ A maioria das creches solicita inicialmente, um periodo de até dez dias de adaptacao da criança. Nesse caso, e importante que os pais tenham tempo disponivel para acompanhar essa fase.

Fonte:suri-emu.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...