25 de set de 2011

Purikura

O purikura é um fenômeno que já faz parte da cultura dos jovens japoneses desde os anos 90. O nome purikura é uma versão reduzida de purinto kurabu, o que seria o equivalente a “print club” em inglês. Purikuras são cabines de fotos digitais que podem receber duplas ou pequenos grupos de amigos, entre 4 e 6 pessoas. Depois que as fotografias são tiradas dentro da cabine,você pode modificá-las com uma grande variedade de imagens, bordas, textos e plano de fundos virtuais através de telas touch-screen, e logo depois são impressas em adesivos e divididas entre os participantes.

O purikura é um exemplo de prática de produção e troca de imagens e visualização de redes sociais ainda independente de câmeras digitais ou sites. Os adesivos podem ser recortados e trocados entre amigos, que colam as imagens em celulares, cadernos, estojos e tudo o que for possível. Mais comum entre as garotas, quase todas elas carregam álbuns de purikura, os puri-cho, como uma forma de materialização de sua rede social.

Coisa muito comum de acontecer são as meninas mostrarem seus álbuns, durante o intervalo da escola.Mas claro isso acontece apenas entre as amigas mais próximas, principalmente a troca de adesivos. A cultura da troca de adesivos tem a função de mostrar o estilo e o status social das garotas, em um formato divertido, que estimula conversas e fofocas.
As cabines permitem privacidade em locais muito movimentados, com a possibilidade de produção, modificação e distribuição imediata de fotos. É um exemplo raro de como a produção e troca de imagens pode ser parte de uma infra-estrutura de diversão baseada em localização.

Confira o vídeo abaixo, mostrando como funciona essas cabines:
Fonte:overload

1 comentários:

Costumo ver muito isso em doramas. Casais entrando nessas cabines para tirar fotos, e depois colando os adesivos na agenda ou coisas do tipo.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...