Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

10 de jul. de 2012

Shiatsu


O shiatsu consiste em pressionar determinados pontos chamados tsubos que formam linhas ou canais de energia pelo corpo. Esses canais são chamados meridianos e se relacionam com os órgãos internos. A energia vital que flui por esses canais ou meridianos é chamada Ki, em japonês, ou Chi em chinês. O shiatsu tem a finalidade de equilibrar e restabelecer o fluxo do Ki nos meridianos.

Shiatsu literalmente significa pressão com os dedos: “shi” significa dedos e “atsu” significa pressão ou contato. Na Medicina Oriental a doença é uma estagnação do Ki, um bloqueio no fluxo do Ki, um desequilíbrio na energia da pessoa e uma das formas para restabelecer o fluxo do Ki é através do shiatsu. Pressionando os pontos do meridiano o órgão irá produzir mais Ki para circular na área com energia estagnada ou com dor.

 ~ Origem

O Shiatsu é uma técnica terapêutica japonesa e faz parte da Medicina Oriental, teve sua origem na China. A Tradicional Medicina Chinesa foi levada para o Japão aproximadamente no século X a.C.
Nos tempos antigos na China o médico não era pago para tratar as pessoas doentes, mas sim para mantê-las saudáveis. O sistema de saúde era preventivo. Os tratamentos eram feitos regularmente para evitar e prevenir as doenças.
 Na Tradicional Medicina Chinesa havia vários métodos terapêuticos. Os mais utilizados, além do shiatsu, em diferentes épocas eram:

1- Acupuntura: tratamento com inserção de agulhas nos pontos localizados nos meridianos.

2- Medicina Fitoterápica: são receitados chás e remédios à base de plantas e ervas medicinais.

3- Moxabustão: tratamento que utiliza o aquecimento dos tsubos, a aplicação é localizada do calor através da queima da erva Artemísia (Artemísia Vulgaris) em cone diretamente na pele ou em bastão com aplicação indireta.

4- Tao Yin: um sistema de exercícios voltados para a saúde, combinavam automassagem e movimentos para desintoxicar e rejuvenescer.


Todos estes métodos terapêuticos foram levados ao Japão pelos chineses.
O shiatsu se tornou mais conhecido na Europa e Estados Unidos na década de 70 e, no Brasil, o shiatsu veio através dos imigrantes japoneses ficando restrito à colônia nipônica e só em 1980 se tornou mais divulgado.



Fonte:  Okido

1 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...