13 de jul de 2012

Rokuyo - Dias de Sorte ou Azar

Seguindo o espírito da Sexta-feira 13, surge uma pergunta: Este também é um dia de azar no Japão? Não, mas este é apenas mais um de vários dias. Se fosse explorar a fundo, mesmo na cultura ocidental existem centenas de outros dias de sorte e azar ligadas a dias do calendário solar. A cultura da terra do sol nascente engloba muitas superstições, talvez menos que a maioria das outras culturas e talvez mais do que a nossa, mas isto não vem ao caso... Vem? O que queremos saber é, saberiam dizer que outro dia seria um dia de azar ao olhar dos Japoneses?






Para ajudar a sanar esta dúvida, trazemos mais uma curiosidade, o Rokuyo, um calendário antigo do Japão, alguns dizem que originário da China, que servia para prever quais dias seriam de azar ou sorte. Este sistema se baseava em uma semana com 6 dias e cada dia tinha seu significado. Mesmo com a utilização do Calendário Solar no Japão há mais de mil anos, muitos ainda faziam (e fazem) uso paralelo do Rokuyo para escolherem o melhor dia para certas ocasiões... O esquema fica tão complexo que chega a ter dia ruim para nascimentos, casamentos e enterros.

Os dias do Rokuyo são:
先勝 Sakigachi (ou Senkachi ou Sensho) - Sorte de manhã, má sorte à tarde.
友引 Tomobiki - Boa sorte durante o dia, menos ao meio dia.
先負 Sakimake (ou Senmake ou Senbu) - Má sorte de manhã, boa sorte à tarde.
仏滅 Butsumetsu - Azar o dia todo, pois é o dia em que Buda morreu.
大安 Taian - O Dia de Grande Paz', o melhor dia para cerimônias.
赤口 Shakku (ou Shakko ou Jakko) - Má sorte durante o dia, menos ao meio dia.

E como tais dias são calculados? Eles basicamente seguem a sequência listada acima, mas há exceções: aos primeiros dias dos meses do antigo calendário Lunar eram associados os mesmos dias do Rokyuo. Sendo assim:

Mês Lunar     -      Dia Associado
1 e 7                      Sakigachi
2 e 8                      Tomobiki
3 e 9                      Sakimake
4 e 10                    Butsumetsu
5 e 11                    Taian
6 e 12                    Shakku

O Butsumetsu é considerado um dia 'ruim' para partos e casamentos. Controlar o dia do nascimento tornou-se algo mais fácil nos dias de hoje e muitos pais tentam fazer com que o mesmo ocorra no dia de Taian, considerado um dia melhor para a ocasião. O mesmo acontece com casamentos, estes tendem a ser marcados para o Taian. Médicos desencorajam os pais a escolherem adiar ou adiantar um parto que não precisa ser controlado, mas também dizem que o Butsumetsu é até melhor para ter o bebê, posto que menos pessoas ocupam os hospitais e mais enfermeiras poderão dar assistência. Empresas de Casamento também encorajam o uso do Butsumetsu, dão até descontos para casais que se casam neste dia.

Ah, e o dia ruim para funerais? É o tomobiki, um dia em que a má sorte das pessoas pode afetar seus conhecidos e pessoas ao redor. A crença é tal que as pessoas acreditam que se alguém morrer no dia a má sorte pode passar para os que estiverem ali e, quem sabe, puxar os mesmos para a morte. Algumas pessoas colocam até mesmo um boneco junto ao caixão para que o morto não arraste consigo um familiar ou um atendente do local. O boneco tem nome, é Tomobiki Ningyo (algo como 'Boneco para por no caixão').

O sistema do Rokuyo só tornou-se popular na Era Edo.


Fontes:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...