14 de ago de 2012

Shodô

Shodô (書道) é a arte sino-japonesa da escrita, "sho" significa caligrafia e "do", caminho. Essa arte tem origem no budismo e é considerado um caminho meditativo para o auto-conhecimento.
Também conhecida como arte de transformar caracteres orientais em expressão artística. A arte existe há mais de 1,5 mil anos.
Quem pensa que a caligrafia japonesa é passatempo somente para idosos, se engana. No país, há até jogo para treinar a escrita oriental em videogames portáteis. É um dos jogos mais vendidos no arquipélago.


Os principais caracteres utilizados na prática do shodô é o kanji (no Japão) ou hanzi (na China). Sua origem remonta ao século I.300 a.C., durante a dinastia Yin. Entretanto, os caracteres sofreram várias modificações ao longo do tempo.

Essa arte é produzida através da escrita com o sumi (tinta preta) e um pincel, sobre papel, utilizando caracteres japoneses ou chineses. A arte da caligrafia é considerada uma metáfora para a própria vida, assim, alternam-se pinceladas fortes com outras mais delicadas, variando o efeito conforme a velocidade, a cor da tinta, a pressão sobre o papel, o intervalo entre traços e o próprio material utilizado.
Não há retoques, esboços ou correções em uma peça de shodô, pois mesmo o "borrão" ou os espaços "falhos" sobre o papel poderão ser vistos como parte de uma totalidade, desde que haja um equilíbrio natural entre os caracteres e a composição como um todo, pois é justamente na sutileza em alguns trechos e na intensidade em outros, que está localizado o sentido estético do shodô.




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...