18 de ago de 2012

Yaeba


No Japão, existe uma enorme quantidade de japoneses que possuem dentes tortos. Mas não pense que o motivo para não usar aparelho se dá por preguiça ou falta de dinheiro. O que acontece é que na terra do sol nascente, ter dente torto e encavalado é considerado bonito e fofo.

Se no Brasil e na maioria dos países ocidentais, o legal é ter dentes perfeitos, ou seja, brancos e alinhados, no Japão e em alguns países da Ásia, o Yaeba faz o maior sucesso. O sucesso é tanto, ao ponto que quem tem dente alinhado, vai ao dentista, especialmente para desalinhá-lo.

O Japão nos mostra que o modelo de estética e beleza pode ser diferente de um país para o outro. E esse lance de ter os caninos levemente ou forçadamente para frente, o Yaeba, é na verdade um lance cultural, que já existe há muito tempo e passa através das gerações.
Até existe alguns japoneses que usam aparelho ortodôntico para corrigir e alinhar os dentes, porém eles ainda são muito poucos. Por incrível que pareça, a procura pelo dentista entre os jovens japoneses, se dá mais para o desejo de “entortar” do que para alinhar os dentes.

O Plaisir Salon Dental, um consultório que fica no bairro Ginza, em Tóquio, é bem requisitado para fazer um procedimento onde são colocados uma espécie de mini presas postiças que podem ser provisórias ou permanentes em pessoas que querem ter os caninos mais protuberantes.
O procedimento dura 1 hora e custa em torno de 390 dólares
Origem e significado do Yaeba

A tradução da palavra Yaeba “( ), seria dente duplo em japonês e significa quando os dentes caninos superiores, ficam mais saltados ou encavalando os dentes vizinhos. Desta forma os dentes se assemelham a presas de gato ou vampiro. Esta característica é considerada bonita e charmosa em ambos os sexos no Japão, embora seja mais comum em meninas.

No Japão, o Yaeba é associado ao fato de que dentes tortos lembram dentes de leite, que por sua vez lembram a infância. E os japoneses adoram esse lance de parecer criança e de gostar de coisas fofas. Ou seja, o Yaeba aparentemente se resume a simples e pura necessidade que os japoneses tem de se sentirem mais jovens.



Fonte:  Japão em foco

3 comentários:

Essa com certeza é a coisa mais ridícula que já li sobre o japão.
Que absurdo. Como pode um dentista desalinhar os dentes? E quanto à mastigação? Qual é a ética de um profissional desses? Não estamos falando de estética, mas sim de saúde bucal e de uma correta mastigação.
Admiro muito a cultura japonesa, mas esse lance é bastante esquisito.

Concordo plenamente com você Jeferson! Nós achamos bem estranho também duvidamos até se isso acontecia, até que alguns brasileiros que vivem lá conversaram conosco que não podemos generalizar, pois são somente alguns pessoas que fazem isso, mas que a matéria não é falsa, acontece mesmo!

acho interessante isso, eles não acham o "perfeito" atraente xD

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...