3 de jun de 2012

Educação no Japão, novidades?

O ministro da educação esta planejando possibilitar a estudantes do segundo grau com excelentes históricos escolares a inciarem uma graduação após apenas dois anos de ensino médio, dizem fontes.


O sistema visionário vai ser parte de esforços do governo para produzir uma nova geração de elite de pessoas de negócios, acadêmicos e cientistas que 'vão continuar o sucesso internacional do Japão' em uma variedade de campos, novamente de acordo a fontes.




Estudantes que demonstram aptidões em áreas como ciências e tecnologias especialmente se beneficiariam deste novo sistema, disseram.

De qualquer forma, espera-se que este sistema sejá criticado como sendo elitista acima de tudo e com um potencial de resultar em alguns pais botando pressão excessiva nos seus filhos a serem excelentes na escola, de acordo com especialistas. Não que seja muita novidade no Japão.

Já existe a possibilidade de pessoas com grandes notas serem aceitas em universidades após completar dois anos do segundo grau (high school), mas eles precisam passar por uma série complicada de processos para fazer isto. Além do que, eles são vistos como reclusos sobre o rígido sistema educacional.
O resultado disto é que apenas 100 estudantes entraram em universidades após dois anos do ensino médio desde 1998 e eles tem sido aceitados por apenas 6 instituições.

4 comentários:

muito interessante, boa matéria, parabéms

Valeu luty! Se tiver curiosidade sobre algo fala pra gente, que iremos pesquisar e trazer em uma postagem, fica à vontade!

Oi eu adorei a sua pesquisa eu me interesso muito sobre o cotidiano da vida do povo Japonês. Eu tenho uma curiosidade, Jovens japoneses com 16 ou 18 anos ja podem trabalhar.

Olá =)
bem geralmente eles conseguem trabalhos de meio período
Dá uma lida que fizemos falando sobre isso:
http://japancultpopbr.blogspot.com.br/2011/08/arubaito.html
Espero que tenha esclarecido a curiosidade! ^^
qualquer coisa estamos ai!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...