14 de mar de 2012

Kappa

 Diversas são as versões das histórias contadas sobre esse yōkai. Ele vive na água, mas anda na terra perfeitamente. Dizem que ele tem baixa estatura, chegando ao tamanho de uma criança de dez anos; além disso, sua aparência é de anfíbio, com cara de macaco e casco de tartaruga, e membranas entre os dedos, para auxiliar enquanto nada. Mas a característica mais notável dos kappas é a reentrância em forma de pires na cabeça. Essa reentrância deve estar sempre cheia de água, senão o kappa fica fraco e tem que voltar ao rio.
Eles são vistos como criaturas ferozes, que gostam de se alimentar das entranhas humanas, mas também como espiritos sábios e honrados. Se você escrever o nome de alguém em um pepino (alimento favorito desses seres) e jogá-lo no rio, o kappa se verá obrigado a honrar a oferenda e não fazer mal a determinada pessoa.
Outro jeito eficaz de se livrar de um kappa é cumprimentando-o várias vezes, em reverências. A criatura vai se ver obrigada a retribuir o gesto e, após um certo número de cumprimentos, toda a água no topo de sua cabeça vai cair, obrigando o kappa a voltar para a água.
Os Kappas não admitem que se jogue lixo nos rios e lagos.

Um dos bijūs do anime Naruto lembra um kappa. A criatura também deu nome ao desenho Kappa Mikey e aparece em um dos episódios. Em Harry Potter, o professor Lupin ensina os alunos a se defender de kappas.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...