1 de mar de 2012

Yosakoi Soran

O Yosakoi Soran é uma dança baseada nos movimentos e gritos dos pescadores. Foi originado a partir da união de dois estilos musicais regionais do Japão: o Yosakoi Bushi e o Soran Bushi.

Yosakoi, que significa "Yoru ni koi" (venha de noite), é uma canção tradicional japonesa originada na província de Kochi. Tudo começou quando foi criado um festival de dança para estimular a economia local, diferenciando dos outros festivais, por usar um objeto que produz um som parecido com de uma castanhola e usado para espantar pássaros, grandes predadores de plantações da época.

O Soran Bushi é uma canção folclórica rítmica, também é inspirado nas atividades pesqueiras, principalmente em Hokkaido.

Em 1991, um grupo de universitários foram a Kochi e conheceram a música e dança do Yosakoi. Encantados com o ritmo e os passos, os jovens levaram até Hokkaido, onde unirão o Yosakoi com o Soran Bushi, originando o Yosakoi Soran.

Yosakoi Soran pode até parecer uma dança folclórica antiga, mas hoje as coreografias e músicas utilizadas nas danças já são compostas de instrumentos como guitarra, baterias e teclados. Podendo ser encontrada também com compassos mais acelerados e acompanhados de ritmos como o pop,rock e hip-hop.

Agradando os jovens japoneses de uma forma surpreendente, em 1992 a primeira apresentação da dança em Hokkaido rapidamente conquistou todo o país.

Hoje, é muito comum encontrar jovens Japão afora que participam dos festivais/concursos, onde cada grupo é responsável por criar suas próprias músicas.
Abaixo você podem assistir a uma belíssima apresentação do ano passado, da escola japonesa Biritiba Mirim:
Fonte: nipocultura

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...