19 de mar de 2012

Porque acontecem tantos terremotos no Japão?

Esse mês de março, no dia 11, a tragédia ocorrida no Japão completou 1 ano. O terremoto atingiu 8.9 na Escala Richter, foi o maior já registrado no Japão e o sétimo no mundo.  Foi a partir dai que muitas pessoas começaram a se questionar sobre o real motivo do desastre. Uns acham que a causa destes e de outros acontecimentos acontece por causa do aquecimento global, pelo contrário não são. Não só o da terra nipônica, mas como em 2010 no Haiti, ou na Indonésia em 2004, foram causados pelo choque das placas tectônicas.
As placas tectônicas são rochas que ficam no interior da Terra, elas se movimentam em cima do mágma e quando chegam ao encontro de outra causam terremotos no solo ao redor, quando acontece isso no mar faz com que o movimento seja tão intenso que acaba provocando ondas gigantes, formando os tsunamis. Esses acontecimentos são fenômenos normais do nosso planeta, sempre ocorreram.
placas tectonicas
A explicação para que hajam muitos tremores de terra no Japão é que perto dele existe um encontro de três placas, quando elas se chocam causam tremores mais intensos que em outros lugares.
placas tectonicas
No Brasil, não há perigo de ocorrerem esses tipos de coisas, pois está no centro de uma destas placas, placa que tem seu fim no Chile, por isso que há terremotos nesse país. Isso também explica o porquê de lugares que têm encontros de placas são montanhosos, pois esses tremores ao decorrer do tempo fazem com que se formem picos, como o da Cordilheira dos Andes (lugar que existe encontro de placas), as Montanhas Rochosas (no Estados Unidos), O Monte Evereste, e entre outros, ou também as ações de vulcões, pois com o movimento das placas faz com que o magma seja lançado à crosta terrestre.
Abaixo vocês podem conferir um vídeo explicado em detalhes o que resumidamente nós falamos:
Fonte: planetasos

4 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...