Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

13 de abr. de 2011

Criado nos EUA, Billiken faz sucesso no Japão

Segundo a lenda, quem esfregar as mãos nos pés do Billiken terá um desejo atendido


Billiken é um personagem muito parecido com um elfo, geralmente retratado sentado com os braços juntos do tronco. Os pés são grandes, com os dedos voltados para cima. Embora ninguém saiba ao certo sobre sua origem, a versão mais aceita é que ele foi criado pela americana Florence Pretz em 1908. Pretz, uma professora de arte e ilustradora, teria visto a imagem em um sonho.
Depois disso, Billiken ganhou muita fama nos Estados Unidos, inspirando a confecção de amuletos de boa sorte. Ela era chamado de “o deus das coisas como elas devem ser”, mas sempre em tom de brincadeira. Nos anos seguintes, tornou-se mascote de muitas universidades do país e apareceu como amuleto no filme “Ponte de Waterloo”, de 1940.

Billiken ficou conhecido no Japão também. Retratado de forma semelhante às estátuas budistas, há uma grande imagem em uma esquina próxima da Tsutenkaku Tower, uma conhecida atração turística de Osaka. De acordo com a  lenda,Billiken realiza o desejo de quem esfrega as mãos em seus pés.

No Japão, além de amuletos e doces, Billiken já foi tema de um filme, a comédia “Biriken”, de 1996, dirigida por Junji Sakamoto. Além disso, também apareceu no game Ryu ga Gotoku 2 (para PlayStation 2), que se passa em Osaka.

Fonte: madeinjapan

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...