17 de abr de 2011

Kyūdō (弓道) | O que é Kyūdō?

kyudo5.jpg
Imagem :  Eikenkai
 
O Japão possui diversas artes marciais, dentre elas, a mais antiga é o Kyūdō (弓道,O Caminho do Arco). A arte do arco e flecha, assim como outras artes japonesas, busca expressar o equilíbrio entre mente e espírito. Possui uma rica história e suas tradições são muito respeitadas no Japão. Muitos estudiosos da cultura japonesa consideram o Kyūdō como sendo umas das mais puras artes marciais japonesas Budô(武道、o caminho do guerreiro).
Influências da cultura zen-Budista e do shintoísmo são extremamente perceptível.Pois, pode-se notar as marcas do shintoísmo no respeito refinado demonstrado ao arco e ao dojô (local onde acontece a prática). Por outra perspectiva, a cultura zen-budista legou influências na filosofia e nos costumes do Kyūdō.
Não se trata de se concentrar num alvo exterior, mas o arqueiro e o alvo estão unidos, integra-se o alvo a si mesmo. É preciso esquecer o arco que atira, esquecer-se a si mesmo, fazer-se um com o arco e o alvo, esticar em direção ao infinito sem conhecer o ponto de chegada.
Mestre Toko Anzawa
Os praticantes do Kyūdō, na verdade, não se envolvem para apenas aprender a atirar flechas e sim para atingir seus objetivos e ter um melhor entendimento sobre si mesmo são alguns dos motivos que podemos destacar. Dominar bem os modos, compreender a cultura dessa arte e praticar as habilidades envolvidas são buscas constantes. O Kyūdō também mostra-se ser uma referência, para nós ocidentais, no intuito de melhor entendermos e aprender um pouco do pensamento japonês.

Fonte: nipocultura

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...