Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

13 de jan. de 2012

Bodhidharma

O lendário Bodhidharma foi um sábio hindu que viveu em alguma época do século V ou VI. Ele é o indiscutível fundador do Zen Budismo e, considerado como o introdutor do Zen na China, durante suas viagens ao Reino Médio (Zen Budismo é o termo usado no Japão, mas a filosofia do Daruma chegou primeiro na China, onde floresceu e foi chamada de Chan Budismo. Apenas séculos depois, se desenvolveu no Japão, onde é chamado de Zen Budismo). Existem incontáveis lenda sobre este sábio. A mais conhecida diz que ele atingiu a Iluminação (satori), depois de meditar em uma caverna por sete anos (alguns dizem nove anos), sem piscar ou mover seus olhos. Outras lendas contam que ele estava virado para a parede do templo Shorinji, na China. Durante esses anos de meditação, seus braços e pernas atrofiaram, encolheram e caíram. Há uma lenda onde o Bodhidharma corta suas pálpebras. Aparentemente, ele cochilou durante a meditação e, num ataque de raiva, cortou suas pálpebras, que caíram no chão e germinaram como a primeira planta de chá verde da China.

O Zen Budismo foi levado para o Japão no início do século XII. No período Muromachi (1333 a 1573), surge no Japão o boneco daruma, na mesma posição em que o monge sentava-se para meditação bem como imitando bonecos teimosos trazidos da China. Assim, começou a propagar como sendo uma decoração.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...