11 de mai de 2012

Yukata



No post anterior falamos de Hanabi Taikai, o Festival de Fogos de Artifício, que ocorre no começo do verão. Notaram como a maioria das pessoas que vemos estão vestindo kimonos bastante estampados ou com cores mais vivas que parecem diferentes de tantos outros? Então, o nome destes kimonos é yukata.
Yukata significa traje de banho e é comum ser usado em pousadas tradicionais japonesas, ryokan, após o banho. De fato, se for a uma, lhe oferecerão um.
Este tipo de kimono era usado na era Heian (794 - 1185) por nobres da corte após tomar banho. Um tempo depois ele também era usado por guerreiros japoneses. E na era Edo (1600 - 1868) se tornou um costume do público em geral com a popularização das casas de banho público.

O yukata é feito de algodão ou tecidos sintéticos, diferente dos kimonos tradicionais que são feitos de seda. Suas costuras são retas e as mangas são largas. Este traje é considerado informal e é bastante confortável e leve, além de ser bem menos caro que um kimono tradicional. Hoje em dia são usados em festivais no verão e em outras comemorações. Junto do yukata usa-se um cinto de algodão largo, mas para uma aparência mais formal ele pode ser usado com um sinto obi junto de uma sandália de madeira (geta) e, no caso das mulheres, uma bolsa.
O yukata é usado por pessoas de todas as idades, sendo geralmente mais coloridos e estampados quando para crianças e se tornando mais sóbrios mas com cores vivas para adultos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...