10 de out de 2011

Taiiku no Hi (Dia dos Esportes)

É um feriado nacional no Japão que acontece todos os anos na segunda segunda-feira de outubro, no caso hoje.Comemora-se a abertura das olimpíadas de verão de 1964 que ocorreu em Tóquio, e existe para incentivar a importância da prática dos esportes.

Promovendo os esportes e a saúde física e mental, muitas escolas e empresas escolhem este dia para fazer o undoukai anual .*entrem no link acima,que é um post do ano passado, para saber as diversas atividades que acontecem nesse dia!

A maioria das comunidades e escolas pelo Japão celebra o Dia dos Esportes com uma espécie de mini-olimpíada.

Os festivais geralmente começam por volta de 8:30 da manhã com um desfile dos times que irão competir. Pode ser dividido entre vizinhos, turmas, escolas etc. Depois do desfile dos times participantes, uma banda toca o hino nacional do Japão e a bandeira do país é levantada. Então, os representantes oficiais do evento fazem um discurso de boas vindas. É comum, depois disso, tocar uma música para que as pessoas façam alongamento antes das atividades. Nesta ocasião, mesmo os que não vão participar dos esportes podem fazer o alongamento.

Cada evento tem prêmios para os vencedores, geralmente algo útil para as atividades domésticas como detergentes, sabonete, caixas com panos etc. Por volta do meio-dia os eventos param para o almoço e, às vezes, também para uma dança tradicional. O almoço geralmente é levado em bento (uma espécie de lancheira ou marmita), e tipicamente são colocados arroz, peixe, vegetais cozidos, sushi, onigiri (bolinhos de arroz) etc.

No fim, os times que mais possuírem pontos marcados nas atividades vencem e recebem seus prêmios. Mais uma vez, as autoridades locais fazem seus discursos de encerramento.

1 comentários:

Quem me dera se tivesse um dia desses no Brasil, mas aqui parece que só tem o dia do futebol e a virada esportiva não é bem divulgada por causa do interesse do publico!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...