5 de abr de 2012

Energia Geotérmica a nova fonte de energia renovável do Japão!?

Foto tirada por Alamy 
No Japão existem regras rígidas sobre o banho nas fontes termais (onsen). Corpos devem ser lavados antes, calção de banho são proibidos e as tatuagens são um tabu.

Durante décadas, os proprietários das fontes termais esconderam o desenvolvimento de uma enorme fonte potencial de energia limpa: a energia geotérmica. Eles acham que a derivação de aquíferos aquecidos pelos vulcões do Japão podem arruinar as fontes termais, principalmente com a poluição. Como sabemos que o país nipônico está bem próximo de ficar sem energia nuclear, eles estão sendo obrigados a buscar novas fontes de energia.

As três empresas japonesas, Toshiba, Mitsubishi e Fuji Eletric controlam mais da metade do mercado mundial das turbinas de energia geotérmica, mas o próprio Japão só recebe apenas 0,3% de sua energia.

Em julho, o governo está preparando uma proposta que irá forçar os dez monopólios regionais de eletricidade para comprar energia renovável. No final do mês de março o Ministério do Meio Ambiente disse que iria abolir as diretrizes que restringem o desenvolvimento geotérmico em alguns parques nacionais. Empresas como a Idemitsu, rapidamente anunciou planos para construir uma usina geotérmica nas montanhas da Prefeitura de Fukushima, famosa por suas fontes termais , o problema que eles acham que deve demorar uns dez anos para começarem a gerar esse tipo de eletricidade.

Especialistas afirmam que para acelerar as coisas, o Japão poderia olhar para o exterior para obter ajuda. Pois a Islândia por exemplo, gera a mesma quantidade de energia geotérmica que as terras nipônicas, embora o Japão tenha uma maior população. O especialista Hirofumi Muraoka, afirma "nós poderiamos além de gerar eletricidade, poderíamos utilizar a água quente das nascentes para aquecer as casas, como a Islândia faz.

O embaixador da Islândia no Japão, Stefan Stefansson, diz que a experiência do seu país sugere que eles não precisam de subsídios para desenvolver energia geotérmica. Precisa-se somente de uma gestão cuidadosa dos reservatórios subterrâneos e uma ótima visão empreendedora. Além de casas de aquecimento, diz ele, a água geotérmica da Islândia é utilizado para criação de peixes tropicais, como tilápia. Quanto aos protestos dos proprietários das fontes termais, falou com tom de chateado: "Vá para o seu computador e digite "Blue Lagoon". Lá você vai encontrar a maior onsen no mundo e temos todos elas sobre a Islândia. Como isso é para a poluição?"
Fonte: .economist

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...