11 de abr de 2012

Hotei

Deus da Satisfação e Alegria
 
Hotei tem um rosto rechonchudo, é muito sorridente e tem orelhas grandes (chamadas fukumimi = orelhas da felicidade). Geralmente é representado com uma enorme barriga e roupa caindo pelos ombros. Seu abdômen avantajado não simboliza a gula, e sim a satisfação. Para os japoneses, o hara (ventre) representa o coração e personalidade; portanto seu grande hara representa a grandiosidade de seu espírito. Dizem que Hotei tem recursos para auxiliar aqueles que queiram atingir a serenidade completa e sabedoria búdica.

Carrega sempre um grande saco nas costas, que nunca fica vazio, pois ele recebe até mesmo as oferendas de peixes, proibidas pelos mandamentos, para alimentar os pobres e os necessitados. Ele também segura um leque chamado oogi (dizem que é um leque mágico que realiza desejos). É associado a uma pequena criança, perto de seus pés.
Supostamente, ele é o único membro dos sete deuses, baseado em um personagem verdadeiro e, provavelmente o mais conhecido fora do Japão. Hotei foi um excêntrico sacerdote chinês zen indigente, chamado Pu-tai, que se tornou um imortal, ao cruzar o Mar do Japão. Diziam que era a encarnação do Bodhisattva Miroku. Mas Hotei ou Pu-tai (literalmente sacola de pano ou glutão) é mais conhecido como o obeso Buda Risonho.

 Hotei é considerado como o deus protetor dos profissionais de restaurantes e bares. Quando alguém come ou bebe demais, às vezes, dizem que é influência de Hotei. Por gostar muito de sumo, também é cultuado como deus desse esporte.
Acredita-se que esfregar a sua barriga, traz sorte e contemplar sua figura espanta as preocupações.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...