Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

4 de abr. de 2012

Karuta

 
Karuta (que por íncrivel que pareça, a palavra vem do português) é um jogo de cartas, originalmente do japão, em que o objetivo principal é embaralhar as cartas, virá-las de cabeça para baixo e fazer uma espécie de "jogo da memória" em que se deve formar pares. Bom, esse é o ponto principal e inicial do jogo.
À partir desse "jogo da memória" foram criadas diversas modalidades e estilos diferentes de se jogar.
Agora os mais importantes:

Uta-Garuta e Isshu Hyakunin

O Uta Garuta é um modo de se jogar em que 100 poemas são escritos nas cartas, divididas em 2 conjuntos. Os jogadores devem decorar os poemas e pega-las rapidamente no jogo, terminando de recitá-las.
Já o Isshu Hyakunin é um subgênero do Uta Garuta, mais popular. Foi criado no século 13 por Fujiwara no Teika, onde há 100 poemas, cada um escrito por um poeta famoso.
Para se jogar o Uta-Garuta,não é preciso necessariamente recitar o final, basta achar a carta certa.                
Esse é a modalidade mais conhecida, vemos ela em escolas, até mesmo em animes.       
  

Iroha Karuta
É um modo mais fácil de se jogar, geralmente voltado para crianças. É semelhante ao Uta-Garuta e Isshu Hyakuin. É composto por 48 provérbios, cada uma começando com uma sílaba diferente, tendo um outro baralho expressando o tal provérbio por meio de imagens.
Ainda há três variantes, Iroha Garuta; Kamigata Iroha, Edo Iroha e Owari Iroha.

Jomo Karuta
Este aqui apresenta a história e locais da prefeitura de Gunma.

Obake Karuta
Esta modalidade foi criada no período Edo e ficou popular entre 1910 e 1920. Cada carta do baralho apresenta um sílabario em hiragana e uma criatura da mitologia japonesa, sendo que o seu nome significa justamente isso - Cartões Fantasmas. O jogo exige que os jogadores saibam sobre mitologia e folclore, tendo que achar as cartas correspondentes lidas pelo o arbitro.
O jogo nos mostra o fascínio que os japonesas tem por sua mitologia, tendo o jogo inspirado obras como: Yu-Gi-Oh!, Pokemon, Digimon, entre outros.

 
As Competições
O Uta-garuta e Isshu Hyakunin é o estilo mais popular e o que geralmente vemos em competições profissionais. Para nós, ver um jogo deste parece ser um tanto quanto estranho, mas com certeza para os jogadores é excitante.
Inicialmente vemos os 2 jogadores e adversários se apresentarem, de quimono ou hakama, eles fazem uma referência aos juíz e depois para o desafiante. São colocadas as cartas no tatami. Tudo está quieto; gélido. As pessoas parecem estátuas vivas, que mal se mechem.
Inicialmente o juíz começa recitando um poema de abertura, o silêncio entre as outras pessoas ainda toma conta. Mas eis que um susto! Uma sílaba dita diferente e vemos movimentos bruscos dos jogadores e até pequenos "urros" da pláteia. A pessoa que acertou a carta, marca um ponto e logo tudo volta ao que era antes. Todos como estátuas humanas
Em Karuta há algo que muitas vezes é discutido: É um esporte/competição ou cultura? Talvez, os dois.

Fonte: Otaku Louco

10 comentários:

Olá, gostei muito jogo, achei um jogo extremamente dificil mas divertido.
só gostaria de saber se ainda vendem desses baralhos para jogar.
Obrigada

Olha eu sei que os jogos de cartas de pokémon e Yugi-Oh ainda vendem sim, agora os outros realmente não sei te dizer! :)

Gosto muito de karuta! Sempre tive vontade de aprender, principalmente depois de ver Chihayafuru. Será que existe alguma escola aqui no Brasil que ensine karuta?
Obrigada.

Infelizmente não sei te dizer se existe alguma escola por aqui! Mas irei pesquisar qualquer coisa te aviso ok? =)

Queria saber se alguém já viu essas cartas de Karuta para vender. Pode ser em qualquer idioma, mas eu quero muito muito. Vejo Chihayafuru e simplesmente me fascinei por Karuta e sempre que vejo só aumenta a vontade de jogar. Se souber, poderia me informar por email por favor? :) mmaizza@gmail.com Obrigada e continue com esse belo trabalho no blog!

Infelizmente não sei te dizer Maiza, eu até já tinha pesquisado pois nesta mesma postagem foi perguntando também mas não encontrei =/ Vou tentar entrar em contato com algum dos nossos parceiros que moram no Japão pra ver se eles podem indicar algum lugar! =]

Também gostaria de aprender a jogar Karuta

Olá, estou avisando que estarei colocando alunas partes desse texto num post meu com os devidos créditos.
Eu aconselho a procurar as cartas de Karuta no ebay para quem quiser comprar. E procurar se tem algum lugar que ensina nas associações de japoneses ou escolas de língua japonesa.
Espero ter ajudado! :D

Corrigindo "algumas partes" e nao "alunas partes"

Me apaixonei por Karuta por conta de Chihaya, estou assistindo pela segunda vez. Só vi associação de Karuta em São Paulo, as cartas custam por volta de 186,00 reais pela internet. Tenho muita vontade de aprender é de tirar o folego mesmo no anime.

Layh D

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...