7 de abr de 2012

Ninjutsu - "A Arte Ninja"

Ninjutsu, também chamado de ninpoo, é a arte marcial, estratégica e tática não convencional de guerra e guerrilha, como também a arte da espionagem, supostamente praticada pelos shinobis (conhecidos fora do Japão como ninjas - vejam o post sobre Ninjas no blog clicando aqui.)

Yuffie, personagem do jogo Final Fantasy 7

Há diversos estilos de "ninjutsu moderno" e a linhagem histórica destes estilos é disputada. Algumas escolas e mestres dizem ser "os únicos e legítimos herdeiros" da arte, mas ele não é totalmente centralizado com as artes marciais modernas a exemplo de judô ou do taekwondo. Tagakure-ryu é tido como o registro mais antigo de ninjutsu sendo datado como dos anos 1500.

A palavra ninjutsu é formada por dois caracteres/kanjis, nin e jutsu. Nin é composto por outros dois, o superior é "ha" ou "jin", significando "ponta da espada"; o inferior é "kokoro" ou "shin", que significam respectivamente "coração" e "alma". A combinação significa discrição, sigilo, resistência, perseverança e paciência. Já jutsu signigica arte ou técnica. Quanto à palavra "ninpoo", "ho" significa  conhecimento, principio, lei ou sistema e quando usado junto do prefixo "nin" carrega o significado de "arte ninja", "ordem superior" ou "ninjutsu".

O Ninjutsu foi desenvolvido como um conjunto de técnicas utilizadas para sobreviver em um Japão faudal de guerras. Os shinobis usavam esta arte para garantir sua sobrevivência em meio a um caos político violento. As técnicas envolviam métodos par reunir informações e técnicas para prevenção, desorientação dos inimigos e para que quem usasse não fosse detectado por outras pessoas. Também podia estar incluso treino de disfarces, fuga, ocultação, arco e flecha e outros...

No Togakyure-ryu foram instauradas pela primeira vez as "dezoito habilidades" definitivas para todas as escolas de ninjutsu proverem um treinamento 'total' do guerreiro em várias artes de luta. Estas eram chamadas de "Ninja Juhakakkei" e frequentemente eram estudadas com o "Bugei Juhappan" ("18 Habilidades de Luta de Um Samurai"). Apesar de algumas técnicas serem usadas da mesma maneira por ambos samurais e shinobis, outras técnicas eram usadas de modo diferente pelos dois grupos.

As 18 disciplinas ninja são:

Seishinteki Kyoyo (refinamento espiritual)
Taijutsu (arte da luta sem armas ou arte do corpo ou habilidade do corpo)
Kenjutsu (arte da luta com a espada)
Bojutsu (arte da luta com vara e bastão)
Sojutsu (arte da luta com lança)
Naginatajustu (arte da luta com naginata, um tipo de espada com cabo comprido)
Kusarigamajutsu (arte da luta com kusarigama, um tipo de corrente com uma foice na ponta)
Shurikenjutsu (arte da luta com arremesso de armas)
Kyakujutsu (pirotecnia)
Hensojutsu (disfarce e interpretação)
Shinobi-iri (descrição e infiltração)
Bajutsu (equitação)
Sui-ren (treinamento na água)
Botyaku (táticas)
Choho (espionagem)
Intonjutsu (fuga e ocultação)
Tenmon (meteorologia)
Chi-mon (geografia)

Kohaku, personagem irmão de Sango no anime InuYasha

Além de habilidades, algumas armas eram geralmente associadas ao ninjutsu, como kunai, shuriken, yumi e ya (arco e flecha tradicional japonês), naginata, ninjato (mencionada no post "Ninja" aqui do blog) e tantas outras como a katana (mais associada aos samurais, leiam o post sobre Katana clicando aqui.).

As mulheres também podiam ser shinobis/ninjas, mas eram intituladas "kunoichis", a elas eram associadas além de missões normais, outras missões e treinamentos de comportamento e afins para diferentes tática de infiltração.
É, o mundo do Japão feudal não era nada fácil, e aí, como acham que se sairiam em um treinamento "ninja"? :)



fonte do texto com alterações: wikipedia

3 comentários:

Muito bom!,porém são muitas as coriosidades que se tem a respeito do asssunto . Alguns videos e fotos seriam bastante interessante e talvez ajudacem na compreenção.

Verdade! acataremos a dica para uma possível futura postagem novamente sobre os ninjas :)

foi a melhor explicação que eu encontrei ate agora ajudou muito

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...