10 de abr de 2012

Hanami: uma bela tradição japonesa

Os japoneses sempre foram muito sensíveis por natureza, muitos costumes e tradições, demonstram o respeito que eles têm pela natureza. Isso fica evidente em muitos aspectos, desde da culinária, o estilo religioso à filosofia zen.

E um dos costumes tradicionais em relação a contemplar a natureza é o Hanami, que significa apreciar flores. Não importa qual seja o local, parques, templos, zoológicos, beira de rios e até mesmo nas ruas é possível admirar, fotografar ou até fazer piqueniques, sob as lindas cerejeiras. Por isso é comum encontrar pessoas guardando lugares próximo as árvores, para amigos, familiares ou colegas de trabalho, para curtir essa maravilha da natureza, comendo, bebendo, dançando e conversando.
O costume do Hanami se iniciou em torno dos anos 900. A festividade na época era reserva somente à aristocracia, que se reunia para escrever poemas e cantar sob as cerejeiras (sakuras). Mas somente durante a era Edo (1688- 1704) se popularizou, tornando-se a maior tradição dos japoneses.

Para os japoneses as flores de cerejeiras refletem a ideia de pureza e simplicidade das pessoas. Outra característica da flor de cerejeira é a fragilidade. Pois desabrocham em um dia e pouco tempo depois se dispersam ao vento, fazendo bonitos tapetes no chão. 

Quando as belas sakuras começam aparecer, isso significa que o inverno está chegando ao fim, dando início a primavera. E o mais legal de tudo é que a Agência Meteorológica Japonesa sempre informa o momento do florescimento em cada região.

Nós deixamos vocês agora, com um vídeo recente, que vocês poderão sentir um pouco de como é o Hanami:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...