23 de fev de 2011

O sucesso de Detetive Conan


Detetive Conan (Meitantei Konan, em japonês) é um mangá e anime de alta popularidade no Japão e em vários países do mundo, como Estados Unidos (tendo o título de Closed Case), Canada , Inglaterra, Tailandia, etc. Infelizmente no Brasil o título não é muito conhecido.
O mangá é escrito e ilustrado por Gosho Aoyama e serializado na Weekly Shōnen Sunday (eterna rival da Jump), o título já está em seu capitulo 765 e vem mantendo a mesma qualidade desde 1994.
Por ter como idéia central de resolução de crimes através da dedução lógica, a série faz várias referências aos grandes autores e obras do gênero de suspense, principalmente a Sherlock Holmes, criada por Sir Arthur Conan (de onde vem o nome da série). Apesar de quase todos os casos envolverem um assassinato, a série tem seus momentos de comédia e se torna bem divertida de se ler ou assistir.
A TV Asahi(canal japonês de TV a cabo), em uma pesquisa nacional realizada em 2005, colocou a série no sexto lugar em seu top 100 anime, as pesquisas feitas on-line no mesmo momento, também conduzidas pelo mesmo canal de TV, deixou a série em oitavo. A mesma pesquisa on-line, feita em 2006, deixou a série em 23° lugar. 
Pelo enorme sucesso que produz, o governo japonês tem usado a série para promover políticas do governo e combate ao crime em geral.
O personagem principal é Shinichi Kudo, um prodígio detetive de 16 anos e fanático (otaku) em resolução de mistério, que ao investigar um ato suspeito de dois homens vestidos de preto  foi atingido pelas costas e, sem defesa, foi feito de cobaia ao experimentar uma droga que supostamente era para matá-lo sem deixar vestígios. Ao invés de matá-lo, a droga fez seu corpo regredir fisicamente, como se fosse uma criança de 7 anos novamente.  Para proteger seus amigos e familiares Shinichi adota o nome fictício Edogawa Conan (Edogawa é o sobrenome do doutor amigo de Shinichi e o único que tem conhecimento dos fatos ocorridos, Conan é o sobrenome do autor de Sherlock Holmes) e passa a morar de favor na casa de sua namorada, Ran,  já que haveria suspeitas se ele continuasse em sua própria casa.
Ran acredita que Shinichi está no exterior desvendando casos e toma conta de Conan achando que o garoto é sobrinho do Doutor Edogawa, enquanto o doutor procura uma cura para condição de Shinichi. O pai de Ran é um detetive atrapalhado que tem todos os seus casos resolvidos por Conan.
Importante ressaltar que Conan muitas vezes não recebe crédito por suas descobertas, ele usa um simulador de voz e fingi ser o Pai de Ran, que fica com toda a glória.
Tanto o mangá quanto o anime são muito bons, se você gosta de suspense, comédia, ou/e drama vale a pena conferir Detetive Conan.

Por: Michel Holanda 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...