2 de nov de 2011

Obon , dia de finados no Japão

Como hoje aqui no Brasil é dia de finados, resolvi trazer e releembrar pra vocês como é esse dia no Japão.Vocês vão perceber que é bem diferente daqui!


O Festival Obon(feriado de Finados) compreende 3 dias em homenagem aos antepassados, de 13 a 15 de agosto, ou de 13 a 15 de julho, dependendo a região do Japão. Nos últimos anos, as comemorações têm predominado em agosto, para coincidir com o período das férias de verão.


Nas residências, as crianças acendem incensos e brincam animadas, enquanto os mais velhos mostram um respeito maior e se reúnem para fazer oferendas, como flores, água, frente a um altar( montado nas residências, chamado de butsudan) cheio de comida, para que os antepassados se sintam em casa durante esses dias.
Além das orações nos templos e altares familiares, muitas lanternas são acesas para guiar os espíritos em seu retorno para casa, e é por isso que também é chamado de Festival das Lanternas(confira o belíssimo vídeo abaixo). Por todo o Japão, ao anoitecer promove-se o Bon Odori(segundo vídeo abaixo), a dançar para confortar e entreter os seus ancestrais. Terminada a estação do Obon, acreditam-se que os espíritos voltam para seus lugares.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...