10 de fev de 2012

Furin

 

Furin 風鈴 (Sinos do vento) são os pequenos sinos decorativos que soam com o movimento do vento. São feitos de metal, bambu, cerâmica, ou porcelana e ficam suspensos nos galhos das árvores, beirais das casas ou sacadas dos edifícios.

Os sinos são feitos com uma estrutura na qual pode ser pendurado em fios um grande número de materiais, próximos o suficiente para que se entrechoquem quando a circulação do ar no local provocar movimento. Usados em diversas regiões do Oriente com o objetivo de afastar os “maus espíritos” ou trazer sorte, passaram a ser utilizados na música ocidental por sua sonoridde suave, indefinida e esporádica. Nesse caso são movimentados por meio de ligeiros toques de mão, imitando-se o que seria feito naturalmente pelos movimentos do ar. Os instrumentos são chamados de “sinos” acompanhado pelo nome do material usado, sendo os mais comuns os “sinos de bambu”, “sinos de metal”, sinos de vidro” e “sino de conchas”. São conhecidos como “wind bells”, “iron pipes”



A peça de papel pendurada sob o sino, na qual pode trazer a inscrição de um poema ou dizeres de proteção, ao ser soprada pelo vento provoca o tilintar dos sinos. É originário do Japão e serve para indicar a chegada do verão e chamar o vento. Também se acredita que o seu som atrai sorte e felicidade. No Japão, é um som típico de verão ao provocar a sensação frescor da brisa.



O som produzido também interage com a energia de cada pessoa, acalmando o estado de espírito. Por isso, é melhor deixar os sinos onde exista uma leve brisa para que o som seja suave e não estridente,  invoca um relaxamento e aproxima o sentimento mystical. É uma parte integrante das imagens da paisagem japonesa e da composição cultural e de memórias de conjuração do verão para o povo japonês

O som do Furin é um som alfa,  ou seja um som encontrado no primeiro estado de sono ou de meditação. É o som de acalmação o mais natural conhecido aos ouvidos. Este som foi provado reduzir o esforço, realça a faculdade criadora, melhora o modo, expande a consciência e fornece  um sentido de contrapeso natural e de flutuabilidade.



Fonte: SURI-EMU

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...