Foto retirada do: japaoemfoco
Equivalente ao Dia da Independência,o dia 11 de fevereiro, é um feriado nacional do Japão que não tem origem histórica.
O objetivo do feriado é de relembrar e celebrar o estabelecimento da democracia e reafirmar o patriotismo.
De 1873 a 1948, a data foi denominada como Kigen Setsu ou "Empire Day" ( em português Dia do Imperador), e já foi considerado um dos quatros principais feriados do Japão.
Em 1948, a data foi abolida em função de uma nova lei de feriado. Somente em 1966, após a Segunda Guerra Mundia, a data recebeu o nome que tem hoje, Kenkoku Kinenbi, ou Dia Nacional da Fundação do Japão, passando a ser comemorado somente um ano depois, em 1967.
Dizem que santuários xintoístas, direitistas e funcionários públicos desejam o retorno do Kigen Setsu. Os oponentes acreditam que o retorno trarão o militarismo e a violação dos direitos da liberdade do pensamento, religião e educação.
Baseado num livro antigo chamado "Nihon Shoki" ou "Crônicas do Japão", escrito por volta do século 18, nesse dia Kamuyamato Iwarehiko subiu ao trono, tornando-se o primeiro imperador do Japão, com o nome de Imperador Jinmu Tenno.
Dizem que Iwarehiko nasceu e cresceu na província de Miyazaki. Governou a área de Kyushu, transformando-a em próspera e pacífica. Quando chegou a casa dos quarenta anos, decidiu governar o país inteiro, partindo para o Porto Mimitsu, no centro do Japão. Lá encontrou muitas dificuldades por longo dos anos e finalmente chegou a Yamato, atualmente denominado Nara. Lá conseguiu construir o primeiro palácio imperial, assumindo o trono.
Muitos a data significa também reflexão, esforço e comprometimento na construção do futuro do Japão, baseados nos mitos, cultura e tradição.
Muitas casas e até ônibus exibem bandeiras japonesas, demonstrando exatamente o patriotismo. Mas as comemorações são diversificadas, como desfiles, festas tradicionais com apresentações e entre outras coisas.
Abaixo vocês podem conferir um vídeo da comemoração desse dia:
Fonte: vidasemvoltas
2 comentários:
Olá, Vitor!
Obrigada por informar a fonte. Tenho visto inúmeros copy&paste na net, claramente, integralmente ou até pra disfarçar, mudam a posiçao dos posts.
Valeu!
Abraços
Nada, sempre fazemos questão de colocar a fonte, até porque a nossa idéia é compartilhar o ótimo conteúdo sobre o Japão espalhado pela Internet, e nossa intenção não é de maneira alguma se sobresair com estas postagens, somos apenas admiradores da cultura japonesa! :D
Postar um comentário