Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

26 de dez. de 2011

Kitsune


Kitsune é o termo japonês para raposa. Raposas são um assunto comum no Folclore Japonês e, muitas vezes, é associado às raposas de várias caudas das lendas.
Raposas e seres humanos tem vivido próximos desde o Japão antigo; esta convivência deu origem a lendas sobre essas criaturas. Kitsunes são associadas com a figura do Deus Xintoísta, Inari, servindo como suas mensageiras. Esta função reforçou o significado sobrenatural da raposa. A qualidade física mais notável da Kitsune são suas caudas, elas adquirem uma cauda a cada cem anos — assim, quando completam um milênio de vida, chegam a nove caudas e seu pelo muda para prateado ou dourado. As lendas falam também que, ao chegar as nove caudas, as kitsunes ganham o poder de ver e ouvir tudo na face da Terra, se tornando onicientes.


Príncipe Hanzoku aterrorizado por uma raposa de nove caudas.
Impressão por Utagawa Kuniyoshi, do século 19.


Existem duas classificações comuns de kitsune. A zenko (善狐), que são raposas benevolentes, celestiais associadas ao Deus Inari. Por outro lado, as yako (野狐) tendem a ser mais maliciosas. Tradições locais costumam adicionar mais tipos. Por exemplo, ninko é um espírito de raposa invisível que seres humanos só podem perceber-los quando são possuídos.
A kitsune é, sem duvida, um dos yokais mais poderosos da mitologia japonesa. Uma das suas habilidades mais comuns é a de mudar de forma. Geralmente a de uma jovem e bela mulher, mas há estórias e relatos de kitsunes assumindo outras formas, como um velho, uma criança, ou formas ainda mais fantásticas, como uma árvore de altura incrível ou uma segunda lua no céu.
Outras habilidades sobrenaturais comumente atribuída ao kitsune incluem bocas ou caudas que gerem fogo ou relâmpago, a manifestação voluntária nos sonhos dos outros, vôo, invisibilidade. Alguns contos falam de kitsune com poderes ainda maiores, capazes de manipular o tempo e o espaço, e levar pessoas à loucura. Outras têm características de se alimentar da vida ou o espírito dos seres humanos, geralmente através do contato sexual. Apesar destes poderes, kitsunes tem uma fraqueza em particular: assim como os gatos, as kitsunes tem um medo patológico de cães, e uma vez que eles aparecem, as kitsunes saem correndo.
E pessoas que são filhos(as) de kitsunes não vão ser nessecariamente raposas, mas podem herdar os poderes sobrenaturais destas.



Refêrencias de kitsunes na ficção
E em diversos outros animes podemos ver alusões a essas criaturas, visto que são um dos mitos mais populares. E também existem em jogos, como o personagem Tails, de Sonic the Hedgehog. E em jogos de cartas também, como os Legend of the Five Rings, Magic The Gathering, etc.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...