13 de dez de 2010

Sumo

O sumo nasceu há cerca de 2.000 anos e é o esporte nacional do Japão, considerado a luta do Imperador. O livro Kojiki de 712 d.C é a primeira referencia sobre o sumo e, até o período Kamakura (1192-1333), a pratica do sumo era restrita ao Imperador e senhores feudais, que promoviam as apresentações religiosas em homenagem aos deuses shintoistas e as competições.

O sumo é um confronto corporal e tem regras simples: o primeiro lutador (Rikishi ou sumotori) que tocar o chão com qualquer parte do corpo (exceto solas dos pés) ou que sair da arena (dojo) antes de seu oponente, perde. Existe cerca de 300 golpes que podem usados. Apesar dessa variedade, as lutas, na maioria das vezes não duram mais do que 15 segundos e quase nunca ultrapassam um minuto. Por isso, o sumo é considerado a luta mais simples e rápida do mundo.

Com idade entre os 20 e 35, os sumotori podem pesar até 200 quilos. Para manter a “forma”, além de treinar os golpes, é necessária uma alimentação reforçada e em grande quantidade para aumentar a massa.

O treinamento que acontece na beya (academias de sumo) é extremamente rigoroso e cansativo e segue um padrão de hierarquia, parecido com o dos tempos feudais. Os iniciantes devem cuidar dos afazeres na beya (como por exemplo, cozinhar e fazer faxina) e servir os mais velhos. Os horários de treinamento variam de acordo com a idade: os lutadores mais novos iniciam mais cedo. Ao ingressar numa beya, os praticantes podem ficar sem ter contato direto com seus parentes ou voltar pra casa durante anos seguidos, devido à dedicação necessária cobrada para seguir a carreira.

O traje do lutador se chama mawashi e é uma faixa de tecido de algodão de largura padrão e dobrado em todo o comprimento em quatro. Os cabelos são estilizados como os dos antigos guerreiros.

São realizados seis torneios durante o ano - três em Tokyo, e os outros três em Fukuoka, Osaka e Nagoya. Esses eventos ocorrem na parte da tarde, e os primeiros combates são feitos pelos lutadores de categorias inferiores, ficando a categoria principal por último. Em Tokyo, a abertura dos torneios são sempre assistidos pelo Imperador.

Fonte: acbj.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...