28 de dez de 2010

Você assiste novela japonesa ou dorama?

Dorama basicamente é a definição generalizada do gênero novela oriental, seja ela J-Drama (Drama Japonês), K-Drama (Drama Koreano), C-Drama (Drama Chinês) T-Drama(Drama Taiwanês) F-Drama(Drama Filipino) e até mesmo os Live Action . Os mais famosos com certeza são os J-Drama, mais nem por isso os Kdrama ficam atrás, com títulos como Bad Family por exemplo.

Tanto os "doramas" como as novelas, vieram da mesma origem, a Soap Opera, se elas evoluiram pra caminhos diferentes, ai já é outra coisa. Enquanto as nossas novelas tiveram toda uma origem construida na novela cubana, depois caindo sua própria característica ao gosto do brasileiro, as japonesas também aconteceram isso.

No Japão, os doramas são baseados em livros e quadrinhos, até porque sua cultura de massa é bem diferente da nossa. Os mangás são voltados ao cotidiano, sendo identificação para aquele segmento da população, assim quando adaptado para televisão, faz um repeteco para o mesmo público. No Brasil, quadrinhos ainda caminha entre o infantil e o adulto, infelizmente a passos largos. Nossa escola de novelas se baseia também em livros, porém de uma maneira totalmente diferente dos japoneses.

Revistas como Nippo Brasil, utilizam o termo "novela japonesa" sem problemas, porém o termo "dorama" está sendo adotado, inclusive a Rede Globo chegou a usar numa matéria sobre animê e mangá.

Chamar de "novela japonesa" ou dorama dá na mesma, são apenas denominações diferentes.Por exemplo, eu não fico ofendido se alguem chamar anime de desenho japonês por ser a mesma coisa,mas claro sabemos que a denominação anime, é justamente pra indicar que o desenho é japonês.

Vale lembrar que, algumas pessoas que realmente gostam, acabam se ofendendo se comparar produções japonesas com brasileiras.A cultura pop japonesa é rica, mas não precisa de um preconceito bobo desse. Caso quiserem entender as origens da novela brasileira leia o livro "A hollywood brasileira" do autor Mauro Alencar. Sobre novelas japonesas, existem alguns livros em inglês, que falam também da origem dos doramas.

Fonte: jwave.com.br(modificada)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...