28 de dez de 2010

Uso de leques nas artes marciais...

Essa é a maior prova de que uma arma pode ser bela e mortal ao mesmo tempo, ou melhor ainda, que um objeto estremamente belo pode ser incrivelmente mortal. Um leque, que esconde por trás da delicadeza laminas de aço capazes de desferir graves ferimentos e até decapitar cabeças.

O "leque" foi muito utilizado como instrumento tanto de ataque quanto de defesa por praticantes de artes marciais na China, Japão e Coréia. São conhecidos como "tiě shān" em chinês ( tradução literal, 'leque de aço'), "Tessen" em japonês e "Buchae" em coreano.

Como uma arma, é feito com hastes de metal, afiadas na ponta e seda ou algum outro tipo de pano. Fechado, pode ser usado como um pequeno punhal e aberto pode ser usado para cortar o oponente ou se defender de um ataque direto.

Apesar de atualmente os leques serem mais conhecidos como objetos de decoração, ainda são utilizados como instrumentos em treinos de artes marciais como o Tai Chi Chuan mas é normalmente conhecido como arma do Kung Fu.

O Tessen-jutsu ( arte que faz uso dessa arma ), era uma arte de fato obscura e até hoje se sabe muito pouco sobre a mesma.

O Tessen era muito utilizado por samurais quando estes estavam em lugares publicos ou em lugares onde não eram permitidas espadas ou outras armas aparentes e como o Tessen ficava escondido na cintura do samurai ela não era percebida como "arma".

Mas não pensem vocês que pelo fato do "leque" ser algo aparentemente meigo e delicado você poderia zuar da cara do samurai que o utilizasse, pois antes mesmo de você conseguir terminar a piada ele já estaria segurando sua cabeça a alguns metros do seu corpo.

Na cultura ocidental ( e também na oriental as vezes ) o tessen ou leque de aço é cumumente associado a uma arma feminina e sempre é utilizado por personagens femininas em jogos e animes de luta como é o exemplo da princesa Edenia Kitana(de Mortal Kombat) e a lutadora Mai Shiranui(de The King Of Fighters).
Fonte: .desbaratinando.com e wikipedia.org/wiki/Leque_(arma)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...