Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

24 de mar. de 2011

De acordo com a mitologia japonesa, terremotos são causados por peixe gigante

Segundo o folclore japonês, no fundo do mar, vive o Namazu, um peixe gigante. Quando ele se movimenta, terremotos acontecem. 

O Namazu é um bagre, peixe escuro que tem grandes bigodes, hábitos noturnos e costuma viver próximo de superfícies sólidas, no fundo de águas pouco profundas.
De acordo com a lenda, apenas o deus Kashima é capaz de controlar o Namazu, colocando uma grande pedra em cima de sua cabeça. Na pedra, estão escritos os ideogramas “kaname ishi” (seria pedra fundamental, em português).

Outras versões da história falam de uma possível espada e até de um tipo de abóbora como forma de imobilizar a criatura. Porém, Kashima às vezes dorme de cansaço da vigília, então o peixe consegue escapar. O movimento, especialmente da cauda, causa o terremoto.

Como qualquer elemento do folclore, há muitas outras interpretações para a lenda do Namazu. Desde protetor de rios até elemento de crítica social, em geral, ele está associado a um período de grandes mudanças.

O Namazu foi tema de diversos ukiyo-e, xilogravuras famosas no Japão entre os séculos 17 e 19. Em muitas delas, após um terremoto, os mais abastados dividiam sua riqueza com os pobres para a reconstrução do local onde viviam.

A partir do período Edo (1603-1867) e até os dias de hoje, o Namazu recebeu uma imagem mais positiva, é visto como o aviso de que uma catástrofe está para acontecer. Por exemplo, em placas de sinalização referentes à prevenção de catástrofes naturais e até em amuletos, é possível ver o Namazu ilustrado de uma forma mais simpática.




Fonte: madeinjapan

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...