Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

7 de mar. de 2011

Saiba por que os japoneses são tão apressados

Os japoneses são campeões na organização... mesmo que seja com muita pressa!

Nos países do ocidente, o semáforo para pedestres marca o tempo que a pessoa tem para atravessar a faixa. No Japão é o contrário!  

Pessoas apressadas existem em todo o mundo. Mas uma sociedade inteira apressada - e organizada! - só mesmo em Tokyo. Basta dar um passeio por Shibuya, Shinjuku ou Meguro, alguns dos bairros mais agitados de Tokyo para se ter uma idéia da correria.
Observe as escadas rolantes, os trens, os elevadores... Com toda essa pressa, não é de admirar que existam tantos "restaurantes" para se comer em pé.
Toda essa pressa tem um nome em japonês: sekkachi, que traduzido ao pé da letra, significa "impaciência". Poderia-se até dizer que a sociedade nas grandes cidades japonesas hoje se divide em dois grupos, a dos sekkachi e a dos nonbiri, ou seja, o dos impacientes e o dos tranquilos.
Os apressados não querem desperdiçar um minuto do dia e se irritam quando o trem atrasa ou alguém interrompe o fluxo da escada rolante. Os tranquilos acompanham tudo com um silencioso olhar e se resignam a suspirar quando perdem o trem, pois, afinal, o próximo pode estar mais vazio e o mundo não vai acabar por alguns minutos de atraso. Ou vai?

  • Tudo para não ser um inconveniente Uma das razões para explicar a pontualidade entre os japoneses está no código de etiqueta: uma pessoa nunca, jamais, deve ser inconveniente com o próximo. Chegar atrasado para algum compromisso pode prejudicar o outro lado, além de tomar um tempo precioso da vida alheia. Desrespeitar essa norma significa que você não liga para os transtornos que irá causar ao outro. E isso é extremamente desagradável.
    Fonte: http://www.ipcdigital.com/br

2 comentários:

Me perguntava porque os japoneses são tão apressados, bem mais que os europeus. Trabalho em um hotel como recepcionista, tem um senhorzinho japones que já deve ter mais de 70 anos só anda como um foguete.

Esperamos que tenha ficado mais claro com a matéria! =)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...