Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

23 de mar. de 2011

Radiação em água de Tóquio está acima do limite permitido

Autoridades do Japão alertaram nesta quarta-feira que os índices de radiação na água de Tóquio está superior ao permitido para crianças e bebês. 
  Autoridades do Japão alertaram nesta quarta-feira que os índices de radiação na água de Tóquio está superior ao permitido para crianças e bebês. (Yoshikazuo Tsuno/AFP)
 
A prefeitura de Tóquio anunciou na tarde desta quarta-feira que os índices de radiação observados nos reservatórios da cidade estão bem acima do limite permitido para o consumo humano. As autoridades do país recomendaram à população que evite dar a água diretamente da torneira para crianças e bebês, grupo de pessoas que pode ser mais afetado pelos níveis de radiação superiores ao normal.

As autoridades identificaram uma concentração de iodo de 210 becquerel por quilo na usina de Kanamachi - que abastece as regiões central e oeste da capital japonesa -, acima do limite de 100 becquerel por quilo considerado seguro para as crianças. Segundo o Ministério de Educação e Ciência japonês, o limite de iodo na água corrente, para adultos, é de 300 becquerel por quilo.

Os Estados Unidos anunciaram ontem, terça-feira a proibição da importação direta de uma série de alimentos importados do Japão. Leite e derivados, verduras e frutas frescas oriundos das cidades de Fukushima, Ibaraki, Tochigi e Gunma deverão passar por uma bateria de testes de radiação antes de serem comercializados. A agência reguladora FDA (Food and Drug Administration) será responsável por monitorar os níveis de radiação.

A decisão americana mostra a crescente preocupação com os altos índices de partículas radioativas encontradas nos alimentos produzidos na região da usina de Fukushima. Na noite desta terça-feira (horário de Brasília), o governo japonês recomendou à população que evite o consumo de 11 vegetais. De acordo com o Ministério da Saúde do país, os níveis de radiação desses alimentos está 164 vezes superior ao limite seguro. Segundo dados do governo do Japão, uma pessoa que consuma 100 gramas diárias de um desses vegetais por 10 dias seguidos estará se expondo à mesma radiação que absorveria normalmente durante um ano inteiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...