Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

21 de mar. de 2011

Saiba quais são os efeitos de radiação nuclear para a saúde

Depois desse grande terremoto e tsunami, o Japão ainda corre perigo de uma catástrofe nuclear, devidos às explosões nos reatores da Usina Nuclear de Fukushima.
Os níveis de radiação vêm aumentando gradualmente, causando muita preocupação e até certo pânico entre a população japonesa.
Pessoas que moram na região,já estão deixando a região e indo para abrigos, temendo uma possível contaminação. Pessoas que moram num raio de 40 a 50 km, permanecem trancadas em suas casas, onde já fazem reservas de alimentos e água. O governo pede que a população use máscaras, não beba água da torneira e não coma alimentos que possam estar contaminados pela radiação. Se ingerir algo que possa estar contaminado, os elementos da radiação entram em seu corpo, causando danos irreparáveis.
Se a radiação cair em um rio, não se deve beber a água e nem comer os peixes, pois eles estarão contaminados, assim como se cair no pasto e boi de alimentar dele, sua carne também não poderá ser consumida.

Tipos de radiação nuclear





Três tipos de radiação podem ser liberados no meio ambiente em caso de acidentes em usinas nucleares.
Existem as partículas alfa, que geralmente não conseguem ultrapassar a pele de uma pessoa.portanto são praticamente inofensivas. Já as partículas beta são capazes de atingir cerca de um centímetro na pele e podem chegar a causar queimaduras.
Os raios gama são os mais perigosos. Atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer. Este é o grande temor de quem vivia perto das usinas nucleares no Japão.

Efeitos da radiação nuclear
Dependendo do tipo de radioatividade que a pessoa foi exposta pode causar queimaduras, câncer, hemorragia, problemas digestivos, infecções ou doenças autoimunes.
A usina de Fukushima vem soltando elementos radioativos como iodo, urânio e césio, formando uma nuvem invísivel que se desloca com a ajuda do vento.
A esperança dos japoneses é que está nuvens voem para o meio do Pacífico, porque assim elas irão cair no mar de forma mais dispersa , diminuindo os riscos para a população.
Quando há uma grande exposição a irradiação, as células da medula óssea, que fabricam os glóbulos vermelhos e brancos e as plaquetas sanguíneas, podem ser destruídas e a pessoa morre. As células do tubo digestivo também são bastante sensíveis à radiação, segundo especialistas. Se não for tratado,grande nível de exposição é letal.
Por exemplo, em Hiroshima, onde caiu a bomba atômica nuclear, as pessoas que receberam doses fracas desenvolveram cânceres como leucemia, pulmonar, cólon, esôfago, mama…
E levaram os efeitos da radioatividade durante décadas passando para novas gerações.
Após 7 anos do atentado, ainda houve picos de casos de leucemia, e mesmo após 60 anos, ainda há um leve excesso de câncer na população da região afetada.

Com tudo isso vocês poder ver o porque os japoneses estão tão preocupados ,pois os  efeitos da radioatividade são devastadores 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...