Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

3 de mar. de 2011

Hinamatsuri - dia das meninas

Hoje é comemorado no Japão o dia das meninas ou Hinamatsuri.
A data é para pedir felicidade e saúde para as meninas da família. Na Era Heian, as famílias da nobreza japonesa iniciaram a prática do nagashibina, isto é, faziam bonecas simples de papel, pano, porcelana e as depositavam nos rios e nos mares, pedindo que levassem consigo as doenças e os males que estivessem destinados às meninas. Entretanto, as crianças da família imperial passaram a brincar com bonecas mais elaboradas que, em pouco tempo, tornaram-se tão complexas que começaram a enfeitar os aposentos. A partir da Era Edo são montados os hinadan, plataformas com vários andares sobre os quais são dispostas as bonecas.


As bonecas representam a antiga corte imperial do período Heian (794-1192). O número de bonecas e de andares da plataforma variam (assim como os preços), mas em geral são 15 bonecas dispostas em cinco ou sete andares. No andar mais alto ficam duas bonecas representando o imperador (Odairisama) e a imperatriz (Ohinasama), iluminados por duas lanternas (Bombori).


Nos andares de baixo ficam:

- três damas de companhia e bandejas com bolinhos de arroz
- cinco músicos da corte
- dois ministros, tendo entre eles bolinhos de arroz em forma de diamantes
- uma laranjeira, uma cerejeira e três criados da corte
- vários móveis e utensílios domésticos em miniatura


Na data, costuma-se comer doces feitos de arroz chamado Hina Arare e bebe-se um tipo especial de saquê branco e adocicado, o Shirozake.


A música cantada no Hina Matsuri se chama Ureshii Hinamatsuri (Dia das bonecas feliz) e a sua letra é assim:

Akari o tsukemasho, bombori ni, (vamos acender as lanternas)
O hana o agemasho, momo no hana. (vamos oferecer flores de pêssego)
Go-nin bayashi no fue taiko, (cinco músicos da corte tocarão tambores e flautas)
Kyo- wa tanoshi- Hina matsuri. (hoje é o divertido dia das bonecas)


As plataformas são montadas mais ou menos na metade de Fevereiro e, segundo a superstição, devem ser desmontadas logo após a comemoração, no máximo até o dia 4. Caso contrário, acreditam que suas filhas demorarão a casar!
Fonte: nosquatrocantosdomundo.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...